terça-feira, 16 de outubro de 2012

Manipulando a informação por meio da mídia



      O linguísta Noam Chomsky elaborou uma lista de '10 Estratégias da Manipulação Midiática', na qual apresenta os pensamentos elementares de um grande manipulador. Exemplificando a partir do filme 'Cidadao Kane' temos três poderosas personalidades a destacar: R. Hearst, C. Kane, O. Welles. A personalidade de cada um deles se confunde tanto que às vezes é difícil separar biografado do ator e do diretor
      
      O primeiro item da lista de Chomsky é "A ESTRATÉGIA DA DISTRAÇÃO". Que nos leva a pensar 'Quantas vezes fomos direcionados pela Agenda Setting das grandes agências de notícias ?', 'Quanta informação política relevante é negligenciada em época de jogos da Copa do Mundo ?!'. Aquilo que é relevante passa a não ser, uma vez que não é considerado vendável.

      O quinto item da lista é direcionado principalmente a Publicidade: "DIRIGIR-SE AO PÚBLICO COMO SE FOSSEM CRIANÇAS", com linguagem simples e com repetições exaustivas o manipulador consegue atenção do consumidor. Para complementar esse item da lista do nosso linguísta norte-americano, temos no texto do italiano Oliviero Toscani* uma sugestão para a abertura de um processo de Nuremberg da publicidade sob diversas acusações, entre elas contro o "Crime contra a Inteligência", na qual trata exatamente dessa simplificação na linguagem e nas imagens criadas para vender "felicidade" ou qualquer outro produto que a própria publicidade cria como sendo nosso novo objeto de desejo.


*TOSCANI, Oliviero. A publicidade é um cadáver que nos sorri. 2 edição, Rio de Janeiro: Ediouro, 1996. p.28-30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário